Amamentar é fácil. Difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata!

terça-feira, maio 23, 2006

AMAMENTAÇÃO SELVAGEM

Li este artigo e adorei. Para o lerem na totalidade cliquem aqui.
".
..
Dar de mamar é despojar-se das mentiras que contámos a nós mesmas toda a vida sobre quem somos ou quem deveríamos ser. É estar descontraídas, poderosas, famintas, como lobas, como leoas, como tigres, como canguruas, como gatas. Muito relacionadas com as outras mamíferas de outras espécies no seu total apego à cría, descuidando o resto da comunidade, mas milimetricamente atentas às necesidades do recém-nascido.

Deleitadas com o milagre, tratando de reconhecer que fomos nós mesmas que o fizémos possível, e reencontrar-mo-nos com o que há de sublime. É uma experiencia mística se premitir-mos que assim seja.

Isto é tudo o que necessita para poder dar de mamar a um filho. Nem métodos, nem horários, nem conselhos, nem relógios, nem cursos. Mas sim apoio, contenção e confiança dos outros (marido, rede de mulheres, sociedade, âmbito social) para ser uma mesma mais que nunca. Apenas a permissão para ser o que queremos ser, fazer o que queremos, e deixar-mo-nos levar pela loucura do selvajem.
...
As mulheres que desejam amamentar têm o desafío de não se afastarem desmedidamente dos nossos instintos selvagens. Sabemos racicionar, ler livros de puericultura e desta maneira perdemos o objectivo entre tantos conselhos supostamente “professionais”.
...
Dar de mamar é ter o bebé nos nossos braços, sempre que seja possível. É corpo, é silêncio, é conexão com o sub mundo invisível, é fusão emocional, é loucura.

Sim, há que ser um pouco louca para se conseguir ser mãe."