Amamentar é fácil. Difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata!

quinta-feira, abril 27, 2006

A DECISÃO DE AMAMENTAR

Finalmente, após o parto, o bebé está nos braços da mãe. De agora em diante ela está por conta própria e já deve ter resolvido se vai dar ao filho, o seio ou o biberão. Antes de mais nada, é importante que se saiba que é muito fácil passar do peito para o biberão, mas é mais difícil fazer o caminho inverso. Mas, qualquer que tenha sido a opção, deve ser respeitada pelos outros. Nenhuma atitude tomada sob pressão pode ser boa para o relacionamento mãe/bebê. Às vezes a mulher quer amamentar seu filho, mas não tem condições para isso. Se trabalha fora o dia todo, sem voltar para casa nem para almoçar, por exemplo, não poderá manter um horário regular de amamentação. Também pode acontecer de a mãe ter algum problema fisiológico que o impeça. Certos defeitos congénitos do bebé, como lábio leporino, também podem impedir o aleitamento no seio. Nesses casos, o biberão pode substituir o seio. O leite usado deve ser o da mãe (previamente retirado à bomba) ou leite próprio para bebés (em último caso). Nesses casos, é de vital importância esterilizar todo o material usado na preparação do biberão, inclusive os bicos, as colheres de medida e tampa.
IMPORTANTE:
A mulher nunca deve recriminar-se por não conseguir amamentar seu filho. Há muitas outras maneiras de dar ao bebé amor e carinho. Estes sim, são ingredientes indispensáveis ao bem-estar da criança.
No entanto, não se tratando de problemas fisiológicos, antes de desistir da amamentação deve pedir ajuda a profissionais de saúde para conseguir amamentar. Se não vai amamentar por opção própria, tenha a certeza de que está a tomar a decisão certa. Amamentar tem inúmeras vantagens para o bebé, mamã, família e até meio-ambiente.
AMAMENTAR É A MELHOR OPÇÃO

3 Comments:

Blogger RB said...

parece que sou a primeira!!!
hehehe
muito bem pensado!
adorei a ideia e estou a aprender imenso contigo! como sempre, por isso gostei sempre tanto de te ler!
Neste caso, tal como tu dizes amamentar é mesmo a melhor opção!
Eu foi até quando pude! 3 meses! nada mau!
bjs grandes
eu volto!

4:40 da manhã  
Blogger alexandrachumbo said...

como já sabes ainda amamento o meu bébicas, e até aos 5 meses foi em exclusivo... depois começou so com uma papa por causa do meu trabalho mas continuava a mamar todas as outras refeições! concordo 200% contigo. obrigada por este blog. beijinhos e bom fim de semana prolongado.

1:03 da tarde  
Blogger Repolha said...

Depois volto com mais tempo... mas olha que essa do passar da mama para o biberão ser fácil eu digo já que é falsooo hehehehe. Minha mãezinha nunca me conseguiu enfiar uma tetina e bem que tentou... eu só consegui pôr à minha uma tetina na boca muito poucas vezes... e para a desmamar tive que fazer uma introdução ao biberão de meses... enfim! esquisitices!!! Continuo depois...

11:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home