Amamentar é fácil. Difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata!

sábado, Maio 20, 2006

ALIMENTAÇÃO DURANTE A AMAMENTAÇÃO

Existem muitos mitos e tabus relacionados à dieta da mãe que amamenta. A primeira recomendação é a de que nenhuns alimentos (excepto bebidas alcoólicas e cafeína) devem ser excluídos da sua dieta habitual, só porque está a amamentar. O principio básico da alimentação da mãe que está a amamentar é garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários para a saúde. Não obstante, deverá ter alguns cuidados alimentares pois a alimentação da mãe é muito importante nos 2 ou 3 primeiros meses de vida do bebé, uma vez que vai interferir directamente na amamentação. Se a mãe tiver certos cuidados com o que come, a incidência de cólicas no bebé será muito menor.
Fazer dietas restritas não é recomendado enquanto está a amamentar. A produção de leite consome muita energia. Uma mãe em fase de amamentação produz entre 800 e 1200 mililitros de leite por dia, (só para ter uma ideia, para cada litro de leite que a mãe produz há um gasto de 900 calorias). Dessa forma, a mulher que amamenta exclusivamente ao peito tem um gasto energético extra que vai ajuda-la a voltar ao seu peso normal mais rápido, sem dietas.

Coma: muita fruta, muitas verduras e legumes, nozes, queijo branco (ricota), leite desnatado, mel, pão integral, aveia, fibras, em geral, beba água!
Evite ao máximo: doces, chocolates, fritos, enlatados, condimentos, coisas gordurosas alimentos que fermentem, amendoins, pipocas, etc. carnes pesadas, carnes cruas, legumes que provocam gases: espinafres, repolho, pimentão, etc., sushi, camarão, lagosta, frutos do mar, tudo o que for de digestão difícil; não beba refrigerantes, refrescos, bebidas industrializadas.
Evite: massas, pizzas, bolos, muitas carnes, feijão e bebidas alcoólicas.

Sugestões:

Beba bastante líquidos, principalmente água. Uma mãe que toma poucos liquidos corre o risco de desidratar e diminuir a produção de leite; Selecione alimentos variados; Faça pequenos lanches frequentemente; Evite álcool e cafeína (chá preto, chocolate, café preto, coca-cola, alimentos com corantes, alimentos light e adoçantes), eles passam do seu leite para o bebé; Antes de tomar qualquer medicamento consulte seu médico; Não exagerar nos temperos de odor forte, como alho; Não fumar; Tentar comer peixe duas a três vezes na semana.