Amamentar é fácil. Difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata!

quarta-feira, maio 17, 2006

DAR ÁGUA?

O leite materno passa por três momentos diferentes: o colostro que vai até o sétimo dia de vida do bebé, o leite de transição que vai do sétimo ao décimo quinto dia de vida do bebé, e o leite maduro a partir do décimo quinto dia de vida do bebé.

No leite materno maduro podemos observar duas fases:

- anterior - leite do início da mamada, o qual tem aparência acinzentada porque contém mais proteínas; é este leite que, devido à sua consistência mais aguada, se encarrega, por assim dizer, de saciar a sede do bebé

- posterior - leite do final da mamada, com aparência branca porque contém mais gordura; é o leite que alimenta*

* por ser o leite final o que alimenta o bebé é necessário que cada peito seja totalmente esgotado antes de passar ao outro, caso contrário, o bebé poderá está a ser mal alimentado visto que o leite inícial não contém a gordura necessária para saciar a fome do lactante.

A amamentação exclusiva, em condições de normalidade, é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do bebé, inclusíve a hidratação, mesmo em dias quentes. Os complementos devem ser evitados porque interferem na vontade e capacidade do bebé mamar, principalmente se forem oferecidos através de biberões.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebés mamem exclusivamente até o sexto mês de vida e que continuem a mamar até os dois anos ou mais com a introdução de alimentação complementar oportuna.

1 Comments:

Blogger Zelia M Evora said...

Muitos parabens pelo blog...
Vou divulgar:)

bjs
Zelia

9:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home