Amamentar é fácil. Difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata!

terça-feira, abril 25, 2006

AMAMENTAR ESTARÁ FORA DE MODA?

Em Portugal amamentar é cada vez mais uma prática pouco comum. Sinceramente, há momentos em que sinto que me olham como um extra-terrestre ou um bicho raro! Parece que a amamentação já passou de moda e é evitada logo desde que o bebé nasce ainda no hospital.
Eu, por exemplo, tive de me impor à enfermeira de serviço para não dar suplemento à minha bebé. Queria dá-lo a toda a força mesmo sabendo que eu tinha tanto leite que até tinha de tirar à bomba! Infelizmente, como a minha menina nasceu de cesariana eu tive de ficar no recobro e antes de a trazerem para junto de mim na enfermaria deram-lhe leite artificial.
Quando tive alta a minha filha estava com um pouco de ictrícia e o médico disse que tinha de dar leite artificial para aquilo passar. Passados dois dias deixei de dar o referido leite que tinha sido recomendado indo contra a indicação do médico que nos observou. A bebé começou a ter cólicas e muitos gases. Desde que parei nunca mais teve cólicas, diarreias ou outro problema.
Agora as pessoas fazem as perguntas do costume, está tão grande já come sopinha/papinha, não é? E eu respondo, só está a leite materno. Os seus rostos ficam estupefactos. Mesmo quando tinha ainda 2 meses as pessoas já ficavam admiradas por não dar suplemento e olhavam com ar de reprovação a ver se a menina apresentava alguma carência para poderem pegar nisso.
Actualmente a minha filha, com cerca de 4 meses e meio, pesa mais de 7 kg e mede cerca de 63,5cm e está óptima, segundo o pediatra.

1 Comments:

Blogger Repolha said...

Achas???? Olha que por aquilo que vejo, leio e oiço é exactamente o contrário... Amamentei e nunca senti essa coisa do bicho raro... pelo contrário. Sobre os biberãos na maternidade. Ainda bem que os há se não a minha piquena tinha morrido à fome comigo a ir qs desta para melhor no andar de cima e por só ter vindo ter comigo sete ou oito horas após ter nascido - sendo que já não estava a ser alimentada na barriga... ;)

11:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home