Amamentar é fácil. Difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata!

sábado, abril 29, 2006

EPILEPSIA E AMAMENTAÇÃO

Caso uma mamã que sofre de epilepsia apresente uma frequência elevada de crises, é aconselhável o cuidado do bebé sob supervisão. Se as crises estiverem controladas, não haverá dificuldade para cuidar do bebé.
Todas as mulheres deverão amamentar seus filhos, inclusive as portadoras de epilepsia. No entanto, devem tomar alguns cuidados.
Existem algumas recomendações que poderão ser úteis para a amamentação:
- amamentar o seu filho acomodada num colchão forrado com cobertores, colchas ou almofadas, para evitar que a criança se magoe caso caia do colo se a mãe sofrer uma crise;
- a falta de sono e o cansaço podem aumentar as crises, por isso recomenda-se que se faça uso do biberão intercalado com o peito;
- após a amamentação, observe se o seu bebé apresenta sonolência excessiva ou agitação, porque o medicamento antiepilético pode interferir no seu comportamento através do leite. No caso de ocorrência de qualquer alteração, não deixe de conversar com o seu médico.

1 Comments:

Blogger Loira said...

Olá Sónia... eu não sou nada fundamentalista em relação à amamentação... acho q só deve amamentar quem quer e se sente em condições para o fazer.
Só eu sei o q lutei para amamentar o meu filho... toda a gente me desmotivava e, apesar de ser insegura, fiz ouvidos moucos e já lá vão quase 4 meses e o meu filho nunca provou outro leite. No hospital onde eu tive o Zezinho toda a gente incentivava a amamentação (tanto enfermeiras como pediatras)... mas, como eu tinha pouco colostro e ele dormia muita, chegaram a picar-lhe o pé para ver os níveis de açúcar... nunca deixei q lhe dessem suplemento... para onde ele ia, eu ia atrás para ver se lhe davam alguma coisa... eu sentia, sabia q o meu o filho não tinha fome (dps de lhe terem visto os níveis de açúcar, deram-me razão)... se ele tivesse, seria a 1ª pessoa a dar-lhe outro leite.
bj*

12:21 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home