Amamentar é fácil. Difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata!

quinta-feira, maio 18, 2006

TERÁ FOME?

Há sempre uma altura na amamentação em que a mãe se questiona se o seu bebé está a ser convenientemente alimentado. Aconteceu também comigo. Em certas alturas ficava na dúvida se a minha filha já teria mamado o suficiente. Comecei a pesquisar informação e pedi ajuda ao pediatra. A conclusão a que cheguei é que estas dúvidas são próprias das mamãs primíparas e que são legítimas. O bebé não pode é passar fome.

Para saber se o bebé está a ser bem alimentado devemos ter em conta:
- o bebé molha cerca de seis fraldas por dia, depois que começa a mamar regularmente. Evacua de duas a cinco vezes com fezes soltas e amareladas nas seis primeiras semanas. Alguns bebés processam tão bem o leite materno que evacuam pouco e não é caso para alarme;
- a urina deve ser amarelo-claro. Nem escura, nem alaranjada;
- o peito da mãe deve ficar mole e "vazio" depois da mamada;
- o bebé deve parecer sereno após a mamada;
- deve aumentar de peso normalmente.

No caso de amamentação exclusiva não há horários pré-definidos para as refeições. Nos primeiros dias o bebé irá mamar pouco de cada vez pois o seu estômago é muito pequeno e por esse motivo a frequência das mamadas poderá ser elevada. Um bebé amamentado pode pedir o peito com intervalos de 3h, 2h, 1h e até 30min. É normal e não se deve negar alimento. Quando um bebé está a ser amamentado a prescrição é "leite à vontade", sempre que o bebé pedir. Com o passar do tempo o bebé ganhará o seu próprio ritmo.

Como saber se o recém-nascido está com fome?
- o bebé abre a boquinha e vira a cabecinha, procurando o seio da mãe;
- o bebé procura o seio da mãe;
- faz o movimento de sucção ou coloca os dedinhos na boca;
- chora, sinal definitivo de fome. Não espere até ele chorar.