Amamentar é fácil. Difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata!

domingo, maio 28, 2006

AMAMENTAÇÃO E O ESTADO PORTUGUÊS

"A pesquisa da OMS afirma que é fundamental para o crescimento normal das crianças o aleitamento materno, desde que seguido de acordo com as diretrizes sobre alimentação complementar - até os seis meses de vida, a criança só deve ser alimentada com leite da mãe, e depois, receber alimentos complementares suficientes e inócuos (que não oferecem risco à saúde), junto com o leite materno por até dois anos ou mais.

Essas diretrizes foram recomendadas num outro estudo, desenvolvido em 2002, sobre a estratégia mundial para alimentação da lactante e da criança. Em conjunto, a OMS e o Unicef criaram, como resultado desse estudo, um guia para que os países elaborem suas políticas de alimentação e estado nutricional, crescimento, saúde, e sobrevivência das lactantes e crianças. "

Como é sabido, a OMS recomenda a amamentação em exclusivo até aos seis meses de idade, altura em que se começa a diversificar a alimentação do bebé.
No entanto, o que se passa na realidade é muito diferente. Em Portugal 50% das mamãs deixa de amamentar no primeiro mês de vida do bebé. Felizmente, têm sido levadas a cabo iniciativas bastante úteis para contrariar essa tendência mas há factores que condicionam imenso o sucesso da amamentação em exclusivo até aos seis meses.
O próprio estado Português não autoriza licença de seis meses. O período normal são 120 dias, ou seja , 4 meses dos quais se recebe 100% do salário. Actualmente, já é possível ficar em casa 5 meses mas na condição de receber somente o mesmo valor dos 4 meses. Com o nível de vida que todos conhecemos não me parece muito fácil uma família poder abdicar de um mês de salário por muito boa-vontade que haja!
Resultado, ao fim de 4 meses as mamãs vêm-se "obrigadas" a retomar o trabalho.
Quem ficará com o bebé?
A que horas posso ir buscar o bebé?
Que alimentação vou dar ao bebé?
...
Com todas estas dúvidas e muitas mais, certamente, como é que uma mãe pode ter paz de espírito para continuar a ter leite para o seu bebé? O stress provoca redução da produção do leite materno. Além disso nem todos os empregos têm condições para que a mamã possa extrair leite à bomba. Muitos locais de trabalho nem frigorífico têm para se poder guardar o leite extraído. Há sempre a hipótese de congelar mas será que todas as mamãs têm disponibilidade económica para comprar sacos de congelação de leite?
Eu, pessoalmente ainda amamento. Amamentei em exclusivo quase até aos 5 meses e meio. Entretanto, tive de voltar ao trabalho pelo que achei ser boa altura para introduzir sopa e papa.
A meu ver a Amamentação é um assunto que não está a ter a devida atenção. É algo de importância extrema e definitivamente deveria ter o apoio incondicional do estado Português. O estado estaria a contribuir para uma melhor qualidade de vida da população, pois atendendo aos beneficios da amamentação a curto e longo prazo representaria, efectivamente, um melhoramento da saude pública em geral.

2 Comments:

Blogger Luisa Condeço said...

Tens razão, em Portugal não há ainda as melhores condições para amamentar até que a mãe ou o bebé desejem...

4:28 da tarde  
Blogger Sofia Guerra Carvalho said...

Em primeiro lugar , muitos parabéns pelo blog.
Tens toda a razão no que dizes, mas n existe qq interesse do Estado em prolongar as licenças (claro q há interreses económicos pelo meio).
E o que mais me irrita nisto tudo é que a(o)s comuns cidadã(o)s alimentam os mitos q fazem com que muito pouca gente lute para que isso possa acontecer: as mães têm leites fracos, o biberon é que engorda e dá força ao bebé, entre outras anormalidades...
Eu amamento em exclusivo à 4 meses e apoio a 100% esta causa.
Se quiseres visitar o meu blog tb tenho vários posts sobre amamentação. :)

bjs

8:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home