Amamentar é fácil. Difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata!

quarta-feira, junho 14, 2006

AMAMENTAÇÃO COM DENTADINHAS

"As crianças amamentadas têm melhor desenvolvimento mental, desenvolvimento crânio facial(ossatura e musculatura) e maior equilíbrio emocional. Poucos sabem que a amamentação tem reflexos futuros na fala, na respiração e na dentição da criança.
Ao nascer, o bebê tem o maxilar inferior muito pequeno, que irá alcançar equilíbrio no tamanho em relação ao maxilar superior tendo seu crescimento estimulado pela sucção do peito. Mamar no peito não é fácil, por isso o bebê fica transpirando. Esse exercício é o responsável inicial no crescimento harmonioso da face e dentição. Usando mamadeira, esse exercício é quase inexistente, e a preferência do bebê pela mamadeira vem da facilidade com a qual ele ganha o leite, principalmente quando este flui por um furo grande no bico que é um grande erro das mães, pois tira do bebê o exercício de sucção como também colocar mel na chupeta da criança, é bom, ela pára de chorar, mas é péssimo para a dentição e cômodo para a mãe.
Maxilares melhor desenvolvidos propiciarão um melhor alinhamento da dentição, diminuindo a necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos. Músculos firmes ajudaram na fala. Durante a amamentação, aprende-se respirar corretamente pelo nariz, evitando amigdalites, pneumonias, entre outras doenças."
Chega a primeira dentição e as mamãs questionam-se:
E se me morde?
Quando os primeiros dentes aparecem na boca do bebé é inevitável que a mãe faça esta pergunta. Para responder-lhe, vamos entender como é que o bebé mama. Quando o bebé toma o peito, não se prende apenas ao mamilo, mas por toda a auréola. Por este motivo, o mamilo fica muito dentro da sua boca, e tanto os lábios como as gengivas do bebé estão muito por detrás do mamilo, sobre o bordo da auréola. Para poder extrair o leite, faz pressão com a língua, que sai para além das suas gengivas, por entre os dentes inferiores e o peito. Por este motivo, mesmo depois dos dentes nascerem, é impossível que o bebé morda enquanto estiver a mamar activamente.
Estratégias para evitar dentadas
Quando os bebés apanham o hábito de morder com certa frequência, estas medidas permitir-lhe-ão antecipar-se para evitar as dentadas:
1. Dedique toda a sua atenção ao bebé enquanto ele estiver a mamar: o contacto visual, as carícias e a conversação com o bebé tornam menos provável que ele morda. Ao estar atenta, é natural que note mais facilmente em que momento o seu filho começa a perder interesse e está prestes a deixar de mamar.
2. Saiba quando o bebé quer deixar de mamar: geralmente o bebé morde perto do final da toma, quando perde o interesse. Se estiver a observar o seu bebé, poderá aperceber-se quando aumenta a tensão nos seus maxilares, antes que a morda. Este é um sinal para interromper a sucção e retirar o bebé do peito, antes que tenha oportunidade de morder. Outros bebés mastigam ou mordem perto do final da toma, para indicar à sua mamã que acabaram de mamar.
3. Não obrigue o seu filho a mamar: se o bebé se retorce, se inquieta ou resiste à sua mãe com os braços, está a dar sinais claros de que não tem fome ou que não está interessado em mamar nesse momento. Às vezes, é possível tranquilizar o bebé para que tome o peito deitando-se com ele num quarto tranquilo da casa.
4. Preste atenção à posição e à colocação: esta medida ajudará o bebé a concentrar-se na sucção e a reduzir o risco de dentadas.
5. Se o pequenito adormece, retire-o do peito. Para fazê-lo, siga este conselho: introduza o seu dedo mínimo na boca do bebé para além das suas gengivas para retirar o mamilo sem dor.
6. Tente manter uma boa quantidade de leite: se o seu filho não consegue retirar leite suficiente, é provável que se sature, o que aumenta as possibilidades de que morda.
7. Aprenda a reconhecer o comportamento que lhe mostre que ele está prestes a morder. Alguns bebés reagem com dentadas quando alguém os incomoda, outros quando a sua mãe grita a outros filhos, etc. Se conseguir identificar a causa, poderá evitar os comportamentos que parecem originar as dentadas.
8. Procure um ambiente descontraído e agradável enquanto o amamenta. Não esqueça que alguns bebés são sensíveis ao estado emocional e à tensão corporal da sua mamã. Se estiver sob tensão é possível que o seu filho reaja com uma dentada devido a essa ansiedade.
9. Manifeste uma atitude positiva quando não a morda: pode dizer-lhe “obrigado”, acompanhar as suas palavras com sorrisos, abraços e beijos para lhe ensinar, ternamente, a forma correcta de tratar o peito.

1 Comments:

Blogger n-ribeirinho said...

Olá,gostaria de felecitar por tão interassante blog.tenho um bebe de 3 meses que por vezes aperta o mamilo. Vou tentar seguir as suas dicas. Também tenho tirado leite e congelado.Por quanto tempo permanece bom esse leite? Obrigada.O meu mail é casribeiro@clix.pt

5:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home