Amamentar é fácil. Difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata!

sexta-feira, julho 07, 2006

SENSAÇÕES FÍSICAS PÓS-PARTO

SUBIDA DO LEITE
Após o nascimento do bebé, a mamã começará a sentir novas transformações no seu corpo. Uma delas é a chamada "subida do leite", ou seja, o corpo começa a produzir leite (inicialmente, o colostro) para alimentar o bebé. Com o passar do tempo o organismo vai-se adaptando às necessidades do bebé mas no início a produção é desmedida o que provoca um certo desconforto à mamã.
Surge logo após o parto ou até ao terceiro dia após o nascimento. Pode sentir-se as mamas mais duras e mais quentes. Por vezes esta sensação vem acompanhada de alguma dor. Para diminuir o desconforto e facilitar a saída do leite, antes de amamentar, deve retirar um pouco de leite se sentir a mama dura, para facilitar a adaptação da boca do bebé ao mamilo.
No fim da mamada, se ainda sentir as mamas cheias, deve esvaziá-las, até se sentir confortável.
É um processo inevitável mas nem sempre doloroso. Há muitas mamãs que não sentem dor com a "subida do leite", no entanto, se não extrairem o leite das mamas a pressão causada pelo excesso de leite é também muito incómoda.

CONTRACÇÕES DO ÚTERO
Quando o bebé sai do corpo da mamã o organismo começa o processo de normalização, isto é, o corpo começa a voltar à sua forma normal. É um processo gradual que pode levar alguns meses e nem sempre se adquire a forma anterior à gravidez.
Além da perda imediata de algum peso, a mamã começará a sentir o útero a contrair. Na giria diz-se que o útero está a "ir ao sítio". São contracções são semelhantes às da menstruação e tornam-se mais evidentes nos momentos em que está a dar de mamar. As mamãs que a amamentam recuperam muito mais rapidamente a forma normal quer a nível de peso, quer relativamente ao reposicionamento do útero pelo que amamentar é nesta fase um acto tão importante para a mamã como para o bebé.