Amamentar é fácil. Difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata!

quarta-feira, julho 19, 2006

LEITE MATERNO VS MECÔNIO


O que é o Mecônio?
Mecônio é um material fecal de cor esverdeada bem escura, produzida pelo feto e normalmente é expelida nas primeiras 12 horas após o nascimento.
Às vezes, o mecônio é expelido antes do parto, colorindo o líquido amniótico que normalmente é de cor clara. Esse fenômeno é anormal e pode indicar sofrimento fetal.
Há um risco de que o bebê inale este líquido chamado líquido meconial, o que pode causar crise respiratória por obstrução e inflamação de suas vias aéreas. Esse risco é evitado desobstruindo-se por aspiração as vias aéreas do recém-nascido imediatamente após o nascimento.
Em alguns casos, é necessário recorrer, durante o parto, uma técnica chamada amnioinfusão, que consiste em diluir o líquido amniótico diretamente na cavidade uterina com um soro adequado.
Na situação inversa, um atraso na emissão do mecônio depois do nascimento, pode indicar obstrução das vias digestivas, paralisia intestinal ou malformação.

Leite Materno vs Mecônio

O Leite Materno, nesta fase o colostro, pelo seu poder laxativo facilita a liberação de mecônio (as primeiras fezes do bebé), diminuindo o risco de icterícia e protegendo contra obstipação (prisão de ventre).