Amamentar é fácil. Difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata!

quinta-feira, julho 20, 2006

COLORAÇÃO DO CABELO E AMAMENTAÇÃO

Após o parto existe uma preocupação muito grande por parte das mães em retomarem à antiga forma física, ou seja, ficarem mais bonitas. As mudanças no visual muitas vezes começam pelo cabelo com um corte novo ou mesmo a coloração. No entanto, na hora de comprar o produto para tingir o cabelo é necessário estar atenta à composição química da tinta para evitar por em risco a saúde do bebé, caso esteja a amamentar.
A maioria dos medicamentos administrados à mãe, quer seja em forma de comprimido ou injecção, vai ter ao leite sendo consequentemente, ingerida pelo bebé, geralmente em quantidades mínimas, entre 1 e 2% da dose materna. O mesmo acontece com os produtos colocados na sua pele como cremes, loções, perfumes ou, neste caso, tintas.
Partindo dessa premissa, se o produto usado para a coloração de cabelo não tiver na sua composição substâncias teratogênicas (que causam má formações), como por exemplo o amónio e o chumbo, não há contra-indicação para o uso durante a amamentação. Desde que o produto não contenha tais substâncias não existe um prazo para que a mãe o possa utilizar. Pode usar logo após o parto, sem problemas. No caso das nuances ou madeixas realizadas com a touca e que não cheguem à raiz não haverá problema. Todavia, é necessário estar atenta à composição química do produto antes de optar por administrá-lo pois grande parte destes contêm tanto amónio como chumbo e nesse caso não devem ser utilizados.

Sendo uma questão tão delicada penso que as mamãs deverão evitar ao máximo as colorações, ou então, optar pelas nuances que não toquem na raíz.

1 Comments:

Blogger Sara said...

Olá, eu estou grávida e quero saber se é apropriado usar um escova inoar. Eu tenho uma onda, mas eu gostaria de ter cabelos lisos. obrigado

3:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home