Amamentar é fácil. Difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata!

sábado, julho 22, 2006

Amamentação-Análgésico Natural para Recém-Nascidos

Nas primeiras 24 horas após o nascimento, quase todos os recém-nascidos nos Estados Unidos são submetidos a uma dolorosa, mas rotineira picada de agulha para analisar o sangue em busca de doenças do sangue ou distúrbios genéticos raros.

Na maioria dos casos essa picada de agulha é administrada sem alívio para a dor. Porém, uma nova revisão das provas sugere que a amamentção pode acalmar a dor de tal rotina inerente aos procedimentos com os recém-nascidos.

A amamentação funciona melhor do que nenhuma intervenção ou placebo para extinguir a dor, mas a amamentação foi quase tão eficaz quanto o concentrado de água açucarada. "No entanto, não sabemos o que lhes acontece a longo prazo pela sua exposição a elevadas concentrações de açucar.", disse Shah (responsável pelo estudo)

É incerto como é que a amamentação alivia a dor exactamente, mas os analistas suspeitam que a presença confortante da mãe, o contacto pele-a-pele, o desvio de atenção e a doçura do leite materno todos funcionam em conjunto para acalmar os bebés.

Artigo integral aqui.